ESTRUTURA CURRICULAR
Área de Concentração
O Curso de Doutorado em Ensino da RENOEN – em Associação em Rede tem área de concentração em ENSINO, CURRÍCULO E PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Linhas de Pesquisa:
O programa de doutorado da RENOEN possui três linhas de pesquisa:
Linha 1 – Ensino, Currículo e Cultura:
Articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).
Linha 2 – Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática:
Investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.
Linha 3 – Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares:
Destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia) visando uma discussão sobre as práticas e aspectos curriculares, assim como inovações pedagógicas, buscando subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas.
Disciplinas:
Corpo Docente:
Dra. Ana Lucia Cunha Duarte | anaduarte@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/7783722596524788 |
Dr. Edvan Moreira | edvan.moreira@fisica.uema.br http://lattes.cnpq.br/9406912742121871 |
Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra | ilkaserra@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/9701947243565086 |
Dra. Iris Maria Ribeiro Rocha | irisporto@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/0451417833938873 |
Dr. Jackson Ronie Sá da Silva | jacksonsilva@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/1439787124956370 |
Dr. Raimundo Santos de Castro | raicastro@ifma.edu.br http://lattes.cnpq.br/9993234233817713 |
Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues | sannyarodrigues@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/5638131664583072 |
Dr. Sergio Noleto Turibus | sergioturibus@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/9297720388843439 |
Dra. Waléria de Jesus Barbosa Soares | waleriasoares@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/0967769086810823 |
Dr. Welberth Santos Ferreira | welberthferreira@professor.uema.br http://lattes.cnpq.br/6293038824789467 |